Voltar

A Vacina contra a Varicela

A varicela é uma doença contagiosa, causada pelo vírus varicela-zoster.

Este vírus é responsável por surtos sazonais, que ocorrem no Brasil no final do inverno e durante a primavera. A incidência estimada de varicela no Brasil é de mais de dois milhões de casos por ano, sendo que, aproximadamente 85% ocorrem em crianças entre dois e dez anos de idade, das quais 60% encontram-se na faixa etária entre um e cinco anos. 

A varicela é uma infecção viral primária, aguda, altamente contagiosa.

Os primeiros sintomas são febre entre 37,5° e 39,5°, mal-estar, inapetência, dor de cabeça e cansaço. Entre 24 e 48 horas mais tarde, surgem lesões de pele, caracterizada por surgimento de exantema de aspecto máculo-papular e distribuição centrípeta, que logo após torna-se vesicular, evoluindo rapidamente para pústulas e, posteriormente em 3 a 4 dias formam crostas, que provocam muita coceira. Pode ocorrer febre moderada e sintomas sistêmicos. Em crianças, geralmente, é uma doença benigna e auto-limitada. Em adolescentes e adultos, em geral, o quadro clínico é mais exuberante.

Embora seja considerada uma doença benigna e comum na infância à varicela pode ocasionar sérias complicações. A reinfecção por varicela é rara, no entanto o vírus permanece latente no organismo e, quando é reativado surge o herpes-zóster.
A prevenção da doença através do programa de vacinação é a que apresenta a melhor relação custo-benefício no que se refere a gastos com o tratamento da doença, suas complicações, hospitalização, absenteísmo escolar e perda de dias de trabalho dos pais. 
Estima-se que uma dose da vacina aos 12 meses de idade, induza uma imunidade contra a infecção em 70 a 90% das crianças e, em 95 a 98% contra as formas graves. Contudo não é incomum a ocorrência dessa virose em crianças já vacinadas, numa apresentação mais branda, principalmente durante a ocorrência de surtos em pessoas não vacinadas. Desta forma, uma segunda dose da vacina contra varicela está recomendada para ser aplicada após 3 meses da primeira dose.

Felizmente, há uma vacina para proteger as crianças e todos aqueles que não tiveram varicela.

Não deixe que seu filho tenha uma doença que pode ser prevenida por vacina e que pode comprometer a sua rotina.

Previna-se!

CLÍNICA DE VACINAÇÃO BIOLAB (14) 3214-3432

Enfermeira: Elis Vilela Coren: 413902



Biolab Vacinação 2020 © Todos os direitos reservados