Voltar

Meningite: a importância da vacinação!

A vacina meningocócica ACWY é indicada para imunização ativa de crianças, adolescentes e adultos com risco de exposição à Neisseria meningitidis dos grupos A, C, W135 e Y, para prevenir a doença invasiva.

Os meningococos são bactérias que causam meningites e podem provocar surtos e epidemias.


Trata-se de uma vacina inativada, portanto, não tem como causar a doença.

Existem vários meningococos, mas os principais são classificados como A, C, W e Y. Uma vacina efetiva para o meningococo C já vem sendo utilizada há vários anos em nosso país.

A vacina ACWY é indicada:

-Para crianças e adolescentes, conforme recomendação da sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e Imunizações (SBIm).
-Para adultos e idosos, dependendo da situação epidemiológica.
-Para pessoas de qualquer idade com fatores que aumentem o risco para a doença meningocócica.
-Para viajantes com destino às regiões onde há risco aumentado da doença.


Esquema de doses:

-A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e de Imunizações (SBIm) recomendam o uso rotineiro dessa vacina para crianças, adolescentes e adultos.
-Para crianças, a vacinação deve ser iniciada aos 3 meses de idade com três doses no primeiro ano de vida e reforços aos 12 meses, 5 anos e 11 anos de idade. Para adolescentes que nunca receberam a vacina meningocócica conjugada quadrivalente — ACWY são recomendadas duas doses com intervalo de cinco anos.
-Para adultos, dose única.

A doença meningocócica é transmitida por um grupo de bactérias chamadas meningococos – daí a origem do nome meningocócica. Ela provoca uma inflamação na membrana que envolve o cérebro e a medula espinhal (meninge). Repentina e de rápida evolução, pode levar à morte entre 24 e 48 horas a partir do aparecimento dos primeiros sintomas – fraqueza, febre, dor de cabeça, vômitos e, mais tarde, rigidez na nuca, sintomas que são inespecíficos e podem se confundir com os de outras doenças como viroses, por exemplo. Quando o desfecho não é fatal, podem ocorrer seqüelas tais como danos cerebrais, dificuldades no aprendizado, perdas de membros e da audição.

A vacinação ajuda a prevenir a doença, assim como reduzir a difusão da bactéria para outras crianças!

Traga seu filho para vacinar o quanto antes.

Enfermeira responsável: Elis Vilela Coren:413902



Biolab Vacinação 2020 © Todos os direitos reservados